Wednesday, February 28, 2007

Ignorância farmacêutica

Tenho andado meio constipado e, apesar de normalmente não tomar comprimidos, decidi experimentar os medicamentos americanos e, entre espirros e snifadelas fungosas, sai pois à busca de qualquer coisa parecida com Antigripine, Cêgripe, Ilvico ou alguma bodega desse género.

Ora, as farmácias aqui são algo diferentes do que em Portugal. Por cá a venda livre de medicamentos já vigora há muito e, por isso, as farmácias são autênticos supermercados de comprimidos, com prateleiras e prateleiras e medicamentos para escolher. Mesmo assim, avancei destemido para o corredor da gripe, tosse e congestão nasal. Rebuçados, cápsulas, sprays, xaropes, pós, grajeias, eu sei lá... Uma infindável panóplia de medicamentos para toda e qualquer combinação de sintomas. Tosse ligeira ou tosse severa? Congestão nasal ou peitoral? Dor de cabeça latente ou aguda? Garganta inchada ou inflamada? Não sei, já disse! Para dia ou noite? Aqui parei para pensar. Realmente à noite sinto-me pior. Se calhar é isso que eu quero. Comparei os comprimidos de dia com os de noite: os mesmos agentes activos, com a diferença dos de noite serem mais fortes. É isto mesmo que eu quero! Isto vai-me curar em menos de nada!

Satisfeito por ter encontrado a solução perfeita para o meu caso, fui para casa ignorando por completo que aqueles comprimidos são indicados para a noite, não por serem mais fortes, mas sim porque ajudam a dormir. Resultado: tomei os comprimidos às três da tarde; às três e meia estava ferrado no sono.

3 comments:

Anonymous said...

Esta é digna dos "flagrantes da vida real" da Reader's Digest...
Abraço, Rui.

Simão Pfc Neves said...

Ganda médico que me saíste...

Anonymous said...

Yes exactly, in some moments I can phrase that I acquiesce in with you, but you may be considering other options.
to the article there is quiet a suspect as you did in the go over like a lead balloon a fall in love with efflux of this demand www.google.com/ie?as_q=autopano pro 1.4.0 ?
I noticed the phrase you procure not used. Or you profit by the dark methods of promotion of the resource. I take a week and do necheg