Thursday, February 8, 2007

Fim de tarde na baixa

A Jennifer teve hoje uma reunião da New York Teaching Fellowship e eu fui com ela downtown porque, caso contrário, como ela tem o sentido de orientação de um peixe-espada, o mais certo era ela dar por si em New Jersey ou coisa parecida.

Enquanto ela estava na reunião, fui ver como estão as obras no Ground Zero. Para alguém que, como eu, nunca viu as Twin Towers, é impressionante é olhar para aquele espaço vazio e não conseguir visualizar ali duas torres daquela dimensão. É manifestamente impossível, tais são as proporções de que estamos a falar. Sei lá o que imaginar... Revejo na minha mente fotografias antigas da skyline de Nova Iorque e tento transpô-las para o concreto, agora que estou a olhar para o espaço deixado em branco pelo World Trade Center. Mas não consigo. Ou peco por defeito, visualizando dois edifícios só ligeiramente maiores que os circundantes, ou por excesso, imaginando duas torres infinitas que desaparecem no céu.

Fiquei ali um bocado a olhar para cima, mas quando deixei de sentir a ponta dos dedos, percebi que era altura de procurar um sítio mais quentinho. Lembrei-me que estava ao pé do World Finantial Center e pensei: «Se este edifício é a sede do Dow Jones, da American Express, da Deloite e de outras empresas que gerem mais dinheiro num minuto do que eu vou ter em toda a minha vida, há-de ter um bom aquecimento central». E não estava enganado. O aquecimento bombava a grande potência, talvez para compensar a frigidez inóspita do capitalismo.

Recuperei a sensibilidade nos dedos mesmo a tempo de conseguir agarrar num panfleto informativo das actividades no centro. Silent Movies/Live Music: projecção de filmes mudos no Winter Garden com música ao vivo tocada por uma orquestra. Pareceu-me bem. Ainda faltava algum tempo para começar a projecção, mas estavam a passar Pixies como música ambiente. Sentei-me e deixei-me ficar.

3 comments:

Anonymous said...

Bom, com ou sem torres, deve ser sempre emocionante ver o "Grounn Zero". Espero que tu e o frio já se tenham "entendido" melhor. Por cá, estivemos a semana toda com 99,99% de humidade! Bjs Rox

Simão Pfc Neves said...

O problema dos nossos 99,99% de humidade é que não vêm acompanhados de calor, palmeiras, areias brancas e águas cristalinas para não falar das outras, as nativas.

Anonymous said...

ola meu menino.
Se precisares de ar condicionado avisa que eu vendo e vamos ai instalar ok?

ehehehehhehehehhe

Um abraço