Saturday, June 30, 2007

Viagem de cacilheiro

Hoje fizemos mais uma daquelas coisas obrigatórias em Nova Iorque: uma viagem no Staten Island Ferry. E o que é que tem de especial uma viagem no Staten Island Ferry? No fundo, é como ir no cacilheiro para Cacilhas, com a vantagem de ser de graça. Não é no Tejo e, em vez do castelo, vemos o skyline da baixa de Manhattan, mas a ideia é a mesma. Cá está uma foto (saquei-a da internet porque não tive paciência de levar a máquina fotográfica, mas faz de conta que fui eu que a tirei):


Isto é mesmo a parte mais a Sul de Manhattan. Para que se perceba geograficamente do que estou a falar, cá está um mapa de Nova Iorque (também o saquei da internet e, neste caso, não vale a pena fazer de conta que fui eu que o desenhei):

Manhattan é, como devem saber, o número 1. Staten Island é o 5. Aquelas ilhotas que estão entre uma coisa e outra são a Liberty Island (a mais pequenina) - onde está a Estátua da Liberdade -, a Ellis Island e a Governors Island (a maiorzinha). Já agora, eu moro no número 3 (mas perto do 1, felizmente).

A viagem vale a pena, principalmente se o tempo estiver bom, como era o caso. Contudo, ao ver aquela gente toda a querer entrar no ferry, a maioria turistas, não pude deixar de pensar que os habitantes de Staten Island, os que têm de fazer a viagem não porque lhes apetece, mas porque não têm outro remédio, devem detestar aquilo. Quer dizer, podiam ter um barco só para elas mas, por causa do pessoal que quer tirar fotografias, têm de levar com enchentes todos os dias (se bem que, diga-se de passagem, o barco é enorme e cabe lá toda a gente).

Quanto à Staten Island só há uma coisa a dizer: não ná nada para dizer sobre Staten Island (e, mesmo assim, já foi difícil encontrar para tanta coisa para dizer sobre Staten Island).

2 comments:

Anonymous said...

Que saudades de N. York.
Quando puder vou fazer-te uma visita!!!!!
Alugo uma limo, e vai ser só passear!!!!
É como eu digo.... N. York pode estar na America, mas nao pertence a eles.
Bebia agora um hot chocolate (big one) num dos Starbucks cafe.

Abraço e bjkas para Jenny

Faustinopms

Nuno said...

Estou à espera!