Saturday, June 23, 2007

Stand-up comedy no Central Park

Foi sexta-feira. Um espectáculo de stand-up comedy no Summerstage do Central Park organizado pelo canal Comedy Central e, por isso, denominado «Comedy Central Park».

Quanto mais vejo stand-up comedy, mais admiro os comediantes que a fazem. É que, para ter piada naquilo, é necessário reunir um significativo conjunto de qualidades. Criatividade, presença em palco, um grande par de tomates, sentido de observação e análise do mundo, cultura geral, empatia, originalidade no estilo, timing de comédia e, acima de tudo, acho eu, inteligência.

É evidente que estou a falar de comediantes de stand-up como deve ser; não de pessoas que contam anedotas durante uma hora ou que representam sketches sozinhas. Não que tenha algo contra quem conta anedotas durante uma hora ou representa skecthes sozinho. Pelo contrário. A questão é que isso não é stand-up comedy e é de stand-up comedy que estou a falar hoje.

Daí ter dito que a inteligência é a qualidade que destaco nos comediantes que tenho visto até agora. As coisas que eles dizem, as obervações que fazem, as comparações que estabelecem, as referências que utilizam como exemplo, no fundo, todo o conteúdo dos seus números reflectem um tipo de inteligência muito particular. Já sabia que para trabalhar na área do humor era necessário ter dois dedos de testa, mas ver estas pessoas ao vivo tem servido para elevar a barra dos meus critérios humorísticos.

Para ser sincero, tem servido também para outra coisa: como pessoa que trabalha na área do humor, não consigo deixar de sentir uma certa frustração e inveja depois de tomar consciência da qualidade dos textos que eles criam. Mas é uma frustração e uma inveja boas. Se é que isso existe.

1 comment:

Anonymous said...

Keep up the good work.