Sunday, July 29, 2007

Contratem-no

Tenho a dizer que se o Freddy Adu sempre vier para o Benfica fico bem contente. O puto é bom, acreditem, e, coitado, aqui ninguém lhe liga nenhuma. Estes americanos não gostam mesmo de futebol e, pior do que tudo, não querem gostar.

Ainda no outro dia ouvi num programa qualquer alguém a dizer que o futebol só é popular no resto do mundo porque é um desporto barato e que, por isso mesmo, pode ser praticado em países pobres que não têm capacidade para suportar desportos que implicam material caro como, por exemplo, o futebol americano, esse sim, na opinião do comentador, um desporto emocionante. Não duvido que seja por isso que os brasileiros são os melhores do mundo a jogar à bola, não duvido até que, na sua origem, o futebol se tenha desenvolvido por estar, de facto, ao alcance do todos, mas que mal é que isso tem? Se essa questão tem alguma relevância para a discussão, devia até ser um ponto positivo, não? E mais: só países pobres é que gostam futebol? O Japão é pobre? A China? A Europa toda? É tudo pobre? Que tal esta explicação: o resto do mundo prefere o futebol ao futebol americano, porque o futebol americano é uma seca do caraças! Que tal, hein?

Os americanos dizem que não gostam de futebol porque não é emocionante nem agressivo, mas eu gostava de saber quantos deles é que já viram um jogo de futebol do princípio ao fim. Não é agressivo? Já viram o Petit a jogar, por acaso? Bom, para mim, os americanos não gostam de futebol por duas razões: porque não são bons a jogar futebol e não faz parte do espírito americano gostar de uma coisa em que não são os melhores, e, acima de tudo, porque as estações de televisão não querem que os americanos gostem de futebol uma vez que não há paragens durante o jogo de cinco em cinco minutos para publicidade.

No comments: