Sunday, April 1, 2007

Para ricos ou tolos

Comprar mobília em Nova Iorque tem sido bem mais difícil do que eu pensava à partida. Para além do Ikea, parece não haver nenhuma outra grande loja de mobiliário que não seja astronomicamente cara. Isso faz com que a busca tenha de ser efectuada em pequenas lojas espalhadas pela cidade. E há delas às centenas. É como encontrar uma agulha num palheiro, ainda mais porque, para encontrar algo decente, é preciso mergulhar no meio de toneladas de mau gosto.

Entretanto, li num blogue que só os ricos e os idiotas é que compram mobília em Nova Iorque. Isto porque, continuava o autor do blogue, se consegue na rua encontrar tudo o que se precisa para mobilar uma casa. Não deixa de ser verdade. Há um dia por semana em que as pessoas podem deixar no passeio peças de mobília e electrodomésticos para serem recolhidos pela câmara, e já por várias vezes vi sofás, cadeiras e outros objectos que não me importava de levar para casa. Muita gente faz isso. Lixo para uns, luxo para outros. É tudo uma questão de reciclagem. O problema é que o lixo não aceita encomendas. «Olhe, era uma mesa de café e um guarda-fato, por favor». Não funciona assim, e não me apetece esperar até ao dia em que algum vizinho se decida livrar de alguma coisa que eu preciso.

Há outras opções. As Thrift Shops são uma delas. São lojas que vendem material em segunda-mão cujo lucro reverte, normalmente, a favor de instituições de solidariedade social. Existem também os Flea Markets. Este fim-de-semana, por exemplo, fui à famosa Annex Antique Fair and Flea Market. Desilusão total: a Feira da Ladra põe aquilo a um canto. Outra opção, claro, é a Craigslist, um site em que qualquer pessoa pode pôr o que quiser à venda. A Craigslist começou como um pequeno site de espírito comunitário, mas hoje em dia é algo muito, muito grande. Foi lá que encontrámos o nosso apartamento, foi lá que comprámos o nosso microondas por 25 dólares (e ainda trouxemos uma torradeira de bónus por 5 dólares), mas, com mobília, não temos tido sorte. Até agora, não vimos nada que nos interessasse.

Por isso, deixem-me desabafar: epá, tragam-me a Habitat! Ou mesmo a Moviflor. É que, não é por nada, mas estou a ficar farto de comer em cima do caixote da televisão.

5 comments:

Anonymous said...

Puto, já não há Habitat. Agora chama-se Área...

Ferreira

Anonymous said...

Puto, já não há Habitat. Agora chama-se Área...

Ferreira

Nuno said...

Bastava dizeres uma vez... Lol! Abraços.

Simão Pfc Neves said...

Foi o efeito Eco.
Não percebes nada Nuno.

Nuno said...

Ah! Já percebi... bi... bi... bi...