Thursday, April 5, 2007

Crédito bom ou crédito mau

Recebi a primeira conta no meu nome desde que estou aqui nos Estados Unidos, o que significa que passarei a ter um credit report, como uma pessoa crescida.

Este país tem coisas surreais e este credit report é uma delas. No fundo, é um histórico de todas as contas que uma pessoa teve de pagar ao longo da sua vida, onde ficam registados atrasos, falta de pagamentos, e qualquer outra anomalia que possa ter acontecido. No credit report entram contas de serviços, pagamentos de cartões de crédito, mensalidades de empréstimos, e por aí fora. E se, por acaso, alguém paga uma conta um dia depois do prazo, passa a ter bad credit e isso pode significar que, por exemplo, não consegue arrendar uma casa ou que um banco não lhe autorize um empréstimo.

Está lá tudo. Preto no branco. Uma pessoa tem bom crédito ou mau crédito (é um pouco como o colesterol). E é uma cruz que se tem de carregar para o resto da vida ou, pelo menos, durante uns anos acrescentados. Isto, claro, se não se recorrer a uma empresa de «limpeza de mau crédito». É um conceito fascinante, este... Por aquilo que posso perceber, há empresas cujo serviço é «limpar» credit reports. Não faço ideia como isto é feito, nem quanto custa, mas suponho que não seja barato. Quer isto dizer o quê? Que se pode pagar para deixar de ser caloteiro. É o capitalismo ao seu melhor nível.

5 comments:

Simão Pfc Neves said...

A ideia subjacente ao Credit Report é que as empresas precisam saber se tu és bom pagador, para te poderem dar crédito.
Não interessa se tens bens, se tens ordenado elevado ou se tens um bom fiador ou avalista.
Interessa é saber se tu tens um historial de bom pagador e se assim for, levas crédito.
É um conceito que para nós portugueses é um pouco esquisito, mas que se analisarmos bem até não é mau.
Quanto às empresas de limpeza de credit report, não sei como funciona, mas tb concordo contigo que não deve ser nada barato e acima de tudo tenho as minhas dúvidas se é eficaz.

Anonymous said...

Em relação aos credit report esse conceito já existe e já é mais ou menos feito em Portugal através das entidades bancárias e empresas de crédito, na altura que que estamos a fazer um crédito.

Nuno said...

Seja o que for, bom ou mau, estou contente por passar a ter um. Quando me mudei aqui para a casa nova era preciso mostrar um credit report e, como eu não tinha nada para mostrar, a coisa podia ter-se complicado... Mas vá lá... Não devo ter cara de caloteiro.

faustinopms said...

Estas empresas de limpeza de credit report deven ser possuidas por mafiossos perigosos!!!!!
Porque nao fazes tu uma empresa dessas....
Crianeo-credit report.
Aproveita essa oportunidade, nao sejas tolo.
Só é necessario matar 2 ou 3 tipos da mafia.
Já estou a ver o titulo do New York Time: - * Nuno Faustino the new Godfather in N. York*
Podes contratar-me, eu passo a ser o teu *cappo*.(gajo da violencia)!!!!
A Familia Faustino vai dominar New York.
Pensa nisso!!!!!!!!!

Nuno said...

Faustini Cousins... Não me parece mal. Mas parece mais uma pizzaria do que uma família de mafiosos...