Sunday, June 22, 2008

Algumas fotos

Coloquei online algumas das fotos que tirei nestes últimos tempos (cliquem aqui ou na imagem do menu lateral). Olhando para as imagens como um conjunto, acho que se nota perfeitamente que sou um principiante, quer pelas falhas técnicas visíveis em algumas delas, quer pela falta de consistência, tanto em termos de estilo como de sujeito. Um conjunto de fotos que contém, por exemplo, imagens tão diferentes como um homem a olhar pela janela do MoMA e três pneus alinhados contra uma parede não pode ser considerado coerente e, penso eu, isso demonstra que, por enquanto, fotografo de modo completamente aleatório, sem nenhum conceito a orientar-me a câmara.

Queria também fazer notar, para justificar algumas das fotos, que muitas delas foram tiradas durante o meu curso de fotografia com o objectivo de praticar técnicas específicas, como sobre-exposição (que produz fotos predominante em tons claros e, por isso, mais leves e etéreas), sob-exposição (que, por outro lado, resulta em imagens mais escuras e, supostamente, mais misteriosas e sombrias), diferentes enquadramentos e diferentes técnicas de composição.

6 comments:

Simão Pfc Neves said...

Apesar das tuas justificações e relativamente às fotografias só tenho a dizer que a única coisa que está mal nelas é a tal imagem do menu lateral - LOL.
Podes criticar o que quiseres o teu trabalho, mas para mim achei as fotos simplesmente deslumbrantes.
É a minha opinião amigo e sabes que não sou de dar graxa.
Abraço e bj à Jen.

Anonymous said...

Já estou habituado a que sejas realmente bom em tudo o que te propões fazer. Contudo... Há uma coisinha! Essa tua modéstia, por vezes, é absolutamente irritante! :)

Abraço! Rui Pedro

Nuno said...

Não é modéstia; é insegurança. Se der desculpas a priori, posso sempre dizer, caso a coisa não funcione muito bem, que «sim, têm razão, mas eu já sabia que isto podia estar melhor». No fundo, neste particular, sou a antítese do Mourinho.

Abraços a ambos, e obrigado!

Unknown said...

Tudo o que é diferente do que estamos habituados a ver no nosso quotidiano nos parece fotografavel e deslumbrante. Para mais uma cidade como estas que de si só faz parte da maioria dos cenários de filmes que vimos e vemos toda a nossa vida. Não quero com isto tirar méritos ao fotografo, pois não deixei de me deslumbrar ao vê-las!

Anonymous said...

Boa, puto!
Fiquei agradavelmente surpreendido com as tuas fotografias, quer aquelas mais fotojornalísticas, quer as mais abstractas. Nem parecem de principiante. As pessoas estão expressivas, a profundidade de campo foi bem pensada, a composição está porreira. Naturalmente, umas estão melhores, outras piores mas de 0 a 20 - sendo o 20 o Cartier Bresson - dar-te-ia um 15. Acho que não é nada mau para quem começou. Sem dúvida que tens olho. Aconselho-te mesmo a treiná-lo porque tens mesmo jeito, puto.
Abracinho grande.

Nuno said...

Tens razão, bbug. O que é diferente, é sempre mais apelativo à vista, se bem que Nova Iorque tem o problema de já ter sido fotografada e filmada milhões de vezes por milhões de pessoas em milhões de ângulos diferentes.

Obrigado, Dionísio! Conto treiná-lo, sim, e espero que tu também agarres na máquina e vás fotografar.