Thursday, November 29, 2007

«Charlie Wilson's War»

Mais uma exibição especial de um filme que ainda não saiu: «Charlie Wilson's War». Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman numa história sobre o envolvimento dos Estados Unidos na guerra entre a União Soviética e o Afeganistão. Eu não sou crítico de cinema - muito longe disso - e o mais natural é isto ganhar uma data de Oscares, mas pareceu-me que este filme é mais uma sequência de acontecimentos do que uma história. É uma película competente e interessante, mas falta-lhe emoção, o que é estranho já que foi escrita por Aaron Sorkin, autor de séries como «Os Homens do Presidente» ou a mais recente «Studio 60 on The Sunset Strip», uma série sobre os bastidores da televisão que foi arrasada pela crítica mas que eu papei com grande avidez.

Tom Hanks e Julia Roberts cumprem o seu papel, como seria de esperar, mas é Philip Seymour Hoffman que merece destaque. Que mais não seja por isso, vale a pena ver o filme só para assistir a mais um grande desempenho deste actor que confirmou todas as suas qualidades em «Capote» e que, agora, dá corpo a um agente da CIA com uma tal presença, credibilidade e magnetismo que é difícil tirar os olhos dele em qualquer cena em que intervenha.

2 comments:

Anonymous said...

Se pagasses um bilhetinho de cinema de vez em quando talvez, digo eu, não fosses tão esquisito... :)

Abraço

Nuno said...

Disso podes ter a certeza! Mas o que se passa é que, como não escolho os bilhetes que me oferecem, acabo por ver filmes que não são propriamente o meu estilo. Gosto imenso disso: é uma maneira de ir a filmes a que nunca iria se tivesse de pagar e de alargar assim os meus horizontes cinematográficos. Quanto às críticas, nem chegam sequer a ser críticas: são apenas as sensações com que fiquei ao ver rolarem os créditos finais. É como aquela conversa inevitável que se tem depois do filme com os amigos que foram connosco ao cinema: «Então? Gostaste?». Vê os filmes, e depois diz qualquer coisa. Abraços!