Saturday, August 4, 2007

Música para férias

Esta playlist promete ser a banda sonora das minhas férias. Música para todas as ocasiões, a começar por uma que é, de longe, a minha favorita do momento. Aliás, já há muito tempo, desde o «The Final Countdown» dos Europe e do «Morena, Morenita» do Marco Paulo, não tinha uma música favorita tão evidente. São os Walkmen, com o tema «Rat».



Para estados de espírito completamente diferentes, segue-se o «Breathe», da Sia, música que, como alguns se lembrarão, serviu de base para os cinco minutos finais do úlitmo «Six Feet Under», aqueles que foram, sem sombra de dúvida, os cinco minutos mais brilhantes da história recente da televisão (quem viu, sabe bem do que estou a falar e aviso já: oiçam esta música com cautela porque ela pode provocar melancolia e até alguma tristeza).



Para animar as coisas mais um bocadinho, proponho agora The Knife, com este «Heartbeats». Os mais atentos, reconhecerão, porventura, os acordes desta música. Na verdade, ela é o original de uma versão que serviu de base para aquele grande anúncio dos novos televisores da Sony em que milhares de bolas coloridas são libertadas nas ruas de São Francisco (já agora, para quem estiver interessado, esse anúncio pode ser visto aqui)



Ainda no campo das vozes femininas, sugiro de seguida uma banda aqui de Nova Iorque que me faz lembrar os Lush, um dos meus prazeres de adolescente. São os Blonde Redhead e a música chama-se «23», mas em inglês (que grande piada, pá!).



Por falar em ídolos da adolescência, é inegável que há qualquer de Sisters of Mercy nos She Wants Revenge, de quem gosto bastante mas acho que ainda falta qualquer coisa para serem muito bons. Para já, e para mim, são apenas bons. Contudo, este «These Things» é uma grande malha e tem um refrão bastante curioso, para maiores de 18 anos, claramente.



Outra banda de Nova Iorque, acho eu, são os LCD Soundsystem. Não sou fanático por eles, como parece que é preciso ser hoje em dia para se ser considerado cool, mas adoro este «All My Friends». Curiosamente, comecei por gostar desta música através da versão dos Franz Ferdinand e, na primeira vez que ouvi o original dos LCD Soundsystem, não fiquei nada convencido. Parecia que a música não desenvolvia, que estava sempre a pedir uma nova mudança, uma passagem de caixa. Contudo, mais duas ou três audições e comecei a ficar viciado nesta terceira esticada.



Para terminar, duas músicas que me lembram logo férias, não pelo conteúdo das canções em si, mas pelas recordações que me trazem: «Toxicity» dos System of Down e, para não acabar com vontade de partir tudo ao pontapé, o grande, o fenomenal, o eterno «Unfinished Sympaty» dos Massive Attack.



No comments: