Monday, January 14, 2008

De careca para careca

Há poucos dias atrás, estava eu andar pela rua, quando um maluco qualquer olha para mim e atira:

- That's ok, man.
- What? - replico.
- That's ok. I'm bald too.

De facto, era. Era careca. E eu também sou. Até aí, tudo bem. Menos bem foi quando ele decidiu esfregar a cabeça dele na minha, como se aquilo fosse uma saudação secreta, um sinal de cumplicidade entre todos nós, os carecas.

Curiosamente, num dos últimos episódios do «Curb Your Enthusiasm», o Larry David falava dessa tal cumplicidade, dessa ligação que, segundo ele, une todos os calvos numa espécie de irmandade tácita. Devo dizer, contudo, que nunca senti que isso existisse. Pela minha experiência, entre carecas existe apenas compreensão pela inconsistência capilar do outro, e isso está longe de ser suficiente para substancializar uma irmandade.

Seja como for, aquele maluco decidiu mesmo esfregar a cabeça dele na minha, se bem que, a mim, não me engana ele: tinha a careca demasiado branca, muito mais branca do que o resto da pele e isso só pode querer que é um novo-careca, alguém que só há poucos dias, no máximo semanas, decidiu tomar essa importante decisão que é, perante o galopar poderoso da calvície, rapar o cabelo de uma vez por todas. É um bocado como demitir-se antes de ser despedido ou acabar um namoro antes que a namorada acabe primeiro connosco: sabemos que vai acontecer mais cedo ou mais tarde e, por isso, tomamos nós as rédeas da acção para, pelo menos, sairmos da situação com alguma dignidade.

Sendo assim, tratando-se de alguém recém chegado a este lado, deixo-lhe aqui esta piece of advice: eu sei que és novo nisto de ser careca, que ainda não sabes as regras, que ainda estás com a a adrenalina a correr nas veias por teres experimentado pela primeira vez a sensação de ter um gillete a passar pelo couro cabeludo, mas não é normal nós, os carecas, andarmos a esfregar cabeças uns nos outros, ok? Pronto... Vá lá à tua vida, então. E compra um gorro, porque isto quando neva é cá um briol nas orelhas, que nem te passa.

1 comment:

Anonymous said...

Epá tem ciudado com esses malucos...
Eles para a proxima (ás tantas) ainda te metem a mão nos genitais, só por terem algo em comum (ser careca) .... hehehehe

Manias novayorkinas ... louco