Thursday, December 6, 2007

Planos para o ano que vem

Esqueci-me de dizer que, aí há coisa de duas semanas, fui visitar este espaço:

Chama-se «Paragraph» e é um local de trabalho para escritores ou pessoas que se dedicam a actividades ligadas à escrita. Sou bem capaz de me inscrever nisto e começar a trabalhar lá a partir de Janeiro. Gostei bastante do espaço e da localização (fica a um quarteirão da Union Square) e, para além disso, gostei do facto de serem organizadas aqui reuniões informais com agentes literários reservadas a membros - algo que pode fazer avançar o processo de publicação dos meus livros nos Estados Unidos já que chegar à fala com um agente só acontece quase por milagre.

Entretanto, fiz outra descoberta que me deixou bastante entusiasmado para o próximo ano. Descobri que existe um movimento chamado Coworking e que, no fundo, não é mais do que uma comunidade de pessoas com uma situação profissional semelhante à minha, que se juntam para trabalhar em determinado local, aproveitando assim os benefícios do contacto interpessoal e da troca saudável de ideias, sem as quesílias normais de um escritório. De momento, em Nova Iorque, este pessoal reúne-se para trabalhar num café com que tem uma espécie de acordo, mas existem planos para encontrar um espaço mais amplo, um loft ou isso, para onde, através de um pagamento mensal suportável, se possa levar o computador e ter acesso ao espaço em si, a internet, fotocopiadora, máquina de café, enfim... todas as amenidades necessárias para o desenvolvimento profícuo de uma actividade profissional.

Só tenho pena de não ter ouvido falar disto mais cedo porque me parece a solução ideal para o meu caso. Não que eu tenha propriamente um problema. Eu adoro trabalhar em casa e, para ser sincero, nem sequer sinto falta de estar com pessoas o dia inteiro, mas sei que não é saudável. Mais cedo ou mais tarde, é provável que isso começasse a fazer-me mal aos neurónios e é preciso evitar isso a todo o custo já que os meus neurónios são a minha principal ferramenta de trabalho.

8 comments:

Simão Pfc Neves said...

Eis a diferença entre viver em Lx e viver em NY.
Em cada esquina desta última deve encontrar-se coisas que todos nós já pensamos, mas nunca sequer julgamos que existissem.
Em NY uma ideia é um negócio.
Em Lx uma ideia é uma coisa tola.
Força Nuno.
Atenção que neste post devemos entender Lx = Portugal.

Nuno said...

Tens razão. Aqui parece haver soluções para tudo. O problema é encontrá-las no meio de todas as outras soluções, ofertas e solicitações que não nos interessam. Em relação a esta coisa do Coworking, acho que isto começou realmente aqui em Nova Iorque, mas já há grupos desses por todo o lado, incluindo Lisboa. Portugal também não é assim tão mau... Continuamos a ter o melhor sistema de multibanco do mundo.

Simão Pfc Neves said...

Tens razão.
Isto aí deve ser como na internet, quando temos que procurar uma coisa e não sabemos o site. Temos que andar à procura e eliminar montes de trampa.
Quanto a Portugal não ser tão mau assim, também é verdade. Aliás dependendo de com quem é que se estabelece a comparação até somos muito bons, o que também dependendo de com quem é que nos comparamos pode não ser nada bom.
Confuso?
Bem vindo a Portugal!!!

Anonymous said...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Simão Pfc Neves said...

Olha, Olha, Brazucas!!!
Vá lá que ao menos não vieram vender-te Viagra, Relógios, Software ou dizer que ganhaste a lotaria do Botswana.

Nuno said...

Lol... Podes crer...

Simão Pfc Neves said...

A Xana quando viu a fotografia, perguntou se era a tua casa.
Só para veres como a malta por cá acredita no teu sucesso, mais cedo ou mais tarde.
Quando chegas?

Nuno said...

LOOOLLL!!! Era bom, era... Mas agradeço a confiança!!!