Saturday, October 10, 2009

Novo desafio

Depois de pensar bem no assunto, decidi não me me inscrever em nenhuma aula neste semestre e, pelo contrário, apostar num estágio numa empresa. A minha racionalização é que posso não receber nada por trabalhar para outros, mas, pelo menos, não tenho de pagar. Isto de cursos de cinema em Nova Iorque é muito bonito mas custa caro e, para além disso, por aquilo que tenho visto, experiência profissional é muito mais importante do que formação académica aqui nos Estados Unidos (não será assim, aliás, em toda a parte do mundo?).

Sendo assim, enviei uns currículos para algumas empresas e fui a algumas entrevistas. Recusei a maioria das propostas que me foram feitas porque, na verdade, o que queriam era alguém para servir cafés e tirar fotocópias, mas acabei por aceitar um estágio num pequeno estúdio de produção e pós-produção de vídeo. Gostei do ambiente que lá se vive mas, acima de tudo, acho que posso aprender muito com as pessoas que lá trabalham: realizadores independentes com filmes seleccionados para alguns dos maiores festivais de cinema do mundo, entre os quais o Sundance.

Para mim, que, na realidade, nunca tive um patrão, isto é também uma experiência profissional diferente. Não há-de ser assim tão complicado, julgo eu, até porque sou lá vou um dia por semana, mas a ver vamos como isto vai correr.

2 comments:

Unknown said...

Moço, se vais lá só um dia por semana isso vai ser mais ou menos como a missa ao domingo! Eu também só tenho mestrado às sextas à noite e sábados. É como uma actividade de escuteiros nas Furnas!! Acho que fizeste bem. Boa sorte :))))

Nuno said...

É mais ou menos isso, lol. A única diferença é que depois voltamos para casa em vez de termos de encontrar um sítio para montar a tenda.

Ah, e claro: não bebo nem uma gota de Gloria Patri no meu estágio. Nem muito menos 25 Fantas.