Wednesday, January 21, 2009

Se a Criâneo fosse americana

Ontem agarrei nas tabelas da Writers Guild of America, a associação que estabelece os pagamentos mínimos para qualquer trabalho de guionismo nos Estados Unidos, e comecei a fazer contas para tentar descobrir quanto teria a Criâneo facturado no ano passado se a empresa fosse americana.

Para este exercício de pura curiosidade masoquista, apenas contabilizei os nossos três projectos principais de 2008: o Disney Kids, o Memória de Elefante e o Edição Extra. Deixei de parte os outros trabalhos mais pequenos que fomos realizando ao longo do ano e nem sequer calculei o valor de tarefas como a presença em gravações ou a assistência em pós-produção, que aqui são pagas e que em Portugal nem pensar.

De qualquer modo, e mesmo sem contar com isso, teríamos facturado o seguinte: $451.000,00 dólares. Eu repito, desta vez por extenso: quatrocentos e cinquenta e um mil dólares.

Significa isto que, mesmo depois de pagar o ordenado à Rita, a guionista que trabalha connosco e que teria um substancial aumento, como é lógico, eu, o Bruno e Dionísio podíamos ficar a receber, vamos lá, dez mil dólares por mês que ainda nos restava dinheiro ao final do ano.

Escusado será dizer que a minha vida seria bem diferente.

8 comments:

Anonymous said...

Puto, já fiz as malas. Amanhã vou para aí. Nem preciso de ficar em vossa casa. Arranja-me só um sobretudo, um gorro e um barrilzinho bacano com coisas lá dentro para arder. Nada muito tóxico, 'tá?

Simão Pfc Neves said...

Já agora Nuno, para as pessoas perceberem mesmo, e não querendo ser cusco, seria interessante publicares quanto é que receberam em Portugal.
Só para se perceber efectivamente a diferença.
Ab

crianeo said...

Epá, eu tenho vergonha de dizer quanto é que a empresa recebeu em Portugal o ano passado... voto contra. De qualquer maneira, e aproveitando que vais à procura, tenta lá ver se aranjas dois bidons, em vez de um... Abracinhos, puto!

Ferreira

Nuno said...

Não vou entrar em detalhes, lol, mas basta dizer que foi abismalmente menos.

Quanto a vocês, caros sócios, 10 mil dólares por mês já dava para um apartamento bacano no Upper Esat Side.

Simão Pfc Neves said...

Espero que não tenham interpretado mal a minha sugestão. Eu sem saber o número, tenho a perfeita consciência de qual deve ser, mas acredito que a maioria das pessoas não tem a mínima noção e deve pensar que vocês estão muito bem e que só se queixam por queixar. Até porque, vá lá, vocês são artistas e trabalham para a televisão e todos sabemos que os artistas estão cheios de dinheiro!!! - LOL. Abraço e desculpem não foi por mal.

Catraia said...

Epá! Venha o terceiro bidom! É que ouvi falar em aumentos substanciais... ;) He He He!

Bj, Rita

Nuno said...

Realmente há muita gente que pensa isso, SPN, incluindo eu próprio antes de ter este trabalho, lol. Para te dizer a verdade eu nem sequer me estava a queixar. Tenho plena consciência de que o mercado em Portugal não tem nada a ver com o americano e, para além disso, sei que, se fosse aqui nos EUA, dificilmente teríamos as mesmas oportunidades que temos aí porque a concorrência é muitíssimo maior.
Se formos a ver bem as coisas, até temos tido muita sorte por termos sempre trabalho e também por termos clientes que nos pagam sempre a tempo e horas e, acima de tudo, nos respeitam.
Quanto a ti, Rita, qual é o teu nível de Inglês? Deixamos aí o Bruno e o Dionísio e abrimos aqui uma empresa de guionismo os dois. O que dizes? Hein?

Catraia said...

...Eu sabia que os 7 anos de pena no Cambridge me serviriam para alguma coisa... ;)