Sunday, August 30, 2009

Considerações sobre estar longe

Normalmente, não me deixo perturbar por estar a viver longe dos meus amigos. Aprendi a estar habituado a isso. Contudo, há alguns momentos em que essa circunstância se faz sentir com todo seu peso. Este fim de semana foi um desses momentos. Por vários motivos, não pude estar presente no casamento de duas pessoas quem gosto muito, e isso deixou-me triste.

Celebrei como pude, mas não foi a mesma coisa.

Que vivam felizes para sempre, Felipa e Henrique!

Friday, August 28, 2009

Porque gosto de documentários?

Há alguns meses atrás, expliquei aqui porque decidi voluntariar algum do meu tempo à Link TV, uma estação de televisão não-comercial e não-lucrativa, cujo objectivo é expor o público americano a diferentes culturas e a outras visões do mundo. A minha colaboração com o canal mudou um pouco entretanto (apesar de continuar a visionar e criticar documentários, agora vou lá buscar os DVD's e faço esse trabalho em casa), mas, recentemente, pediram-me para escrever um texto para colocar no site deles. É em inglês e um pouco longo, mas, quem tiver paciência para dar uma espreitadela, clique aqui.

Saturday, August 22, 2009

Costa Rica - Fotos

Finalmente, tive algum tempo para fazer upload de algumas das nossa fotografias da Costa Rica. É favor fazer duplo clique na imagem abaixo para aceder ao álbum. Depois, é só carregar nas setinhas para o lado.


Wednesday, August 12, 2009

Na Costa Rica V

Apesar de ainda estar na Costa Rica, ja nao vejo este ultimo dia como ferias. Estamos em Alajuela, a cidade mais proxima do aeroporto e, basicamente, viemos aqui fazer tempo para apanharmos amanha o aviao de regresso a NY.

Desde o meu ultimo post ate hoje, estivemos em Manuel Antonio, uma area de beleza estonteante com a grande vantagem de aliar floresta a praia. Quer isso dizer que, dois passos para um lado podemos estirar a toalha em praias deslumbrantes (estou com um bronze tal que a Jennifer ate me chama de Barack Obama), dois passos para o outro lado estamos no meio de vegetacao luxuriante rodeados de macacos, preguicas e outros animais mais ou menos exoticos.

Dadas as caracteristicas deste local, muitos gente o visita e isso significa mais pessoas por metro quadrado na praia e nos trilhos do Parque Nacional. Implica tambem precos mais elevados em tudo, para explorar o turista. Na verdade, o nosso hotel em Manuel Antonio foi tres vezes mais caro do que qualquer um dos outros onde ficamos hospedados. Mas valeu bem a pena e, apesar de nao ser pessoa de luxos, soube muito bem passar estes dias num hotel de qualidade superior. Quando voltar, mostro fotos da vista e do por do sol que tinhamos da nossa varanda.

Thursday, August 6, 2009

Na Costa Rica IV

A ida de Monteverde para Montezuma (que, por sinal, decidimos fazer um dia mais cedo do que o previsto) foi atribulada. Depois de uma viagem de tres horas num autocarro por estradas com precipício dos dois lados, apanhámos um barco para fazer a travessia do Golfo de Nicoya. Do outro lado, outro autocarro estava à espera do barco para levar os passageiros para Montezuma, mas, como é lógico, nao cabia toda a gente. Ou, pelo menos, era isso que eu pensava, já que o condutor conseguiu meter toda a gente lá dentro. O problema foi que, mesmo à saída, o autocarro chocou contra uma carrinha e disseram-nos que tínhamos todos de mudar para um autocarro ainda mais pequeno. Em vez disso, contudo, eu a Jennifer acabámos por dividir um táxi com duas holandesas para cumprir a última etapa da viagem.

Aqui também chove, mas nao tanto como em Monteverde. Hoje de manha até fomos à praia e tudo. Montezuma é uma vilazita minúscula, com um certo encanto, mas um pouco hippie de mais para o meu gosto pessoal. O nosso hotel aqui também nao é o melhor mas, pelo menos, é barato. O que e curioso é que em Monteverde, na floresta tropical virgem, nao vimos praticamente animais nenhuns e aqui, do alpendre do nosso quarto, vemos macacos atrás de macacos. Há quem pague para ir em expedicoes, mas, a nós, basta olhar lá para fora.

Tuesday, August 4, 2009

Na Costa Rica III (NOTA: vou deixar de dizer que estes posts nao tem acentos)

Sao quase nove horas da manha. Esta a chover a potes - o que nao e de admirar ja que estamos em plena floresta tropical de Monteverde. A Jennifer foi fazer zipline e eu fiquei pelo hotel porque isso de deslizar por cordas a nao sei quantos metros de altura nao e para mim. Daqui a pouco, vou encontrar-me com ela para irmos visitar umas pontes suspensas sobre a floresta (no que diz respeito a actividades longe do chao, isto e o mais radical que consigo fazer).

Saturday, August 1, 2009

Na Costa Rica II (NOTA: post novamente sem acentos nem cedilhas)

Que bom e quando temos supresas destas: a entrada nas termas afinal valia por dois dias! Sendo assim, e depois de ontem termos la passado o dia todo, hoje repetimos a dose. Aquilo e dos locais mais fantasticos onde ja tive oportunidade de por os pes. Dezenas de pequenas piscinas termais, umas isoladas entre arvores no meio da floresta, outras com vistas incriveis para o vulcao, outras com bares onde se pode beber uma pina colada sentado dentro de agua a 100 graus centigrados. No fundo, e uma especie de piscina das Furnas, mas melhor.

Amanha, vamos sair daqui de La Fortuna para irmos para Monteverde - a maior reserva biologica da Costa Rica. Para la chegarmos, temos de atravessar o Lago Arenal e, se o tempo estiver bom, isto e o que poderemos ver:
(por equanto tenho de utilizar fotos de terceiros, ja que nao consigo tirar as minhas da camara enquanto aqui estiver)