Sunday, July 26, 2009

«Nobody Tips Writers» - o filme

Finalmente coloquei online o filme que fiz no meu curso de cinema. É uma curta não-síncrona (o que significa que todo o som foi gravado à parte e inserido em pós-produção), filmada em película de 16 mm com uma câmara destas:

Eu sei que isto parece uma relíquia, mas a verdade é que esta câmara é bastante utilizada em cursos introdutórios de cinema porque, como funciona de modo completamente manual, obriga a perceber o que se está a fazer porque, caso contrário, o resultado são imagens inutilizáveis.

Em relação ao filme propriamente dito, trata-se, acima de tudo, de um exercício de pós-produção. Percebi cedo no curso que, dado o material que foi posto ao nosso dispôr, não ia ter possibilidade de fazer uma coisa muito elaborada em termos de filmagens e, por isso, decidi simplificar essa parte do processo, criando uma história que me permitisse apostar noutras componentes, nomeadamente na edição. A maioria dos meus colegas não teve isso em consideração e quis fazer coisas demasiado ambiciosas, sendo que, com uma ou duas excepções, acabaram por apresentar peças sem sentido absolutamente nenhum.

Seja como for, o meu professor ficou bastante impressionado com o que eu fiz e perguntou-me até se podia mostrar o meu filme às próximas turmas como exemplo do que é possível criar dentro das limitações do curso, o que significa que não deve ser fácil fazer muito melhor naquelas circunstâncias.

Uma última nota: quero aqui deixar um agradecimento sentido à Jennifer que forneceu as mãos e a voz que vão e ouvir no filme e que, com muita paciência, aceitou ser a actriz principal (e única) deste projecto.

E agora, sem mais demoras, cá está o filme:

Nobody Tips Writers from Nuno Vieira Faustino on Vimeo.

7 comments:

MM said...

Em alguns momemtos faz lembrar alguns fimes do A. Oliveira, principalmente o monólogo.
Parabéns aos dois.

MM

Simão Pfc Neves said...

A+ ou 20.
Agora é continuar.
Não percas o balanço.
Da próxima faz uma curta sobre uma ida à província!!!
Abraço e
Congratulations to the actress.

Nuno said...

Obrigado!!!!

Dionísio said...

Ora aí está: «Keep it simple». A história tem um bom «insight» e está bem fechada, fazendo uma rodinha perfeita até ao título do filme. Os planos estão bem porreiros e a edição está excelente. Até a Jennifer - que não é actriz - está muito bem. Eis um bom exemplo de como fazer uma filme curtido com pouquíssimos meios.

Já agora, por curiosidade, o desfoque de quando ela tira os óculos foi feito com a câmara ou na edição? Não é que isso interesse para alguma coisa mas fiquei curioso.

Abracinho de parabéns.

crianeo said...

Boa história, puto! Bom vídeo! Apetece-me fazer mais coisas contigo! És um dos nossos!
Abracinhos, maluco! E faz mais coisas!

Ferreira

Xica said...

COOL!!!!!!!! És um artista (nada que já não soubéssemos todos)!!!!
Bj gd parabéns!
Xica

Anonymous said...

Epá só hoje é que vi o video, nem sabia da existência dele...
EXPECTACULAR... MUITO BOM...
Adorei tudo, desde da ideia, como á concepção, locução e .... sei lá tudo mesmo...
Parabéns aos dois...

Alexandre Jesus