Sunday, May 3, 2009

Por enquanto, não me vão ver com máscaras no metro

Apesar da avalanche de notícias que nos fazem acreditar que a humanidade vai ser dizimada numa ou duas semanas pelo H1N1, a verdade é que o último relatório da Organização Mundial de Saúde indica que o total de mortes confirmadas atribuíveis a este vírus em todo o mundo é de 19. Nos Estados Unidos, apenas se registou um caso fatal. Por outro lado, as estatísticas mostram que todos os anos morrem aqui 35.000 pessoas de gripe normal, o que dá 100 pessoas por dia. Quer dizer, enquanto está tudo em pânico com esta gripe suína, estão a morrer 100 pessoas todos os dias de gripe normal, e eu não vejo ninguém a fechar-se em casa a sete chaves e a usar máscaras na rua por causa disso.

É claro que, como isto é um vírus novo, é importante que a sua propagação seja acompanhada porque ainda não se sabe bem do que ele é capaz, mas dá-me a impressão de que este pânico generalizado é mais alimentado pela comunicação social do que justificado. Pode ser que esteja enganado e que apanhe gripe suína amanhã só para não andar para aqui a dizer bacoradas, mas, por enquanto, tenho mais medo que me caia um ar condicionado na cabeça do que ser infectado pelo vírus.

No comments: