Sunday, April 12, 2009

Sonhem enquanto podem, porque quando estiverem a virar hambúrgueres num McDonald's vai ser mais complicado

Hoje fui ajudar uma colega minha de curso nas filmagens dela. O meu filme vai ser uma coisa muito simples, mais experimentalista, mas ela quis fazer uma grande produção com actores e tudo. De toda a gente que lá estava, eu era o mais velho para aí com uns dez anos de diferença. Aquilo andava tudo à volta dos vinte e poucos e isso, por acaso, é algo que me tem acontecido bastante nos últimos tempos porque o resto do pessoal da minha turma também é muito mais novo do que eu. Não é coisa que me chateie muito. Aliás, não me chateia nada. É até refrescante estar rodeado por gente que ainda sonha em ser o novo Spielberg ou que acha que o seu filme vai ser seleccionado para o próximo Festival de Cannes. Refrescante, sim, mas quer dizer... se todos os alunos de todas as escolas de cinema conseguissem ter sucesso nesta indústria, não havia Hollywoods sufientes para tanto realizador. A maioria, infelizmente, quer seja por não trazer nada de novo, por trazer demasiado de novo, ou, mais importante ainda, por não ter a sorte de conhecer as pessoas certas, não tem hipóteses nenhumas. Se de todos estes jovens e inocentes sonhadores que tenho vindo a conhecer um ou dois conseguir chegar a algum lado a realizar filmes já é muito bom. Mas não vou ser eu a deitar por terra os sonhos de ninguém, como é lógico. Nem pensar. Deixa sonhar, até porque nunca se sabe quais deles é que vão ser esses um ou dois. Se calhar, até posso vir a ser eu.

No comments: